Um halo é um anel de luz que rodeia um objeto, uma auréola. O fenômeno meteorológico sempre causa surpresa na população quando aparece, uma vez que cria em torno do sol um arco-íris que chama muito a atenção.
Segundo a meteorologista do Centro de Análise e Previsão do Tempo do INMET, Morgana Viturino de Almeida, “Halo Solar” é um fenômeno ótico, causado pela refração ou reflexão dos raios solares nos cristais de gelo presentes nos altos níveis da atmosfera. Normalmente, observa-se que nesses “altos níveis” a atmosfera tende a ser seca e fria. Contudo, durante a transição do período seco para o chuvoso, nota-se aumento significativo de umidade. Isto porque, na medida em que os dias avançam, os sistemas frontais (frentes frias) começam a atuar com maior freqüência na região central do Brasil. Nos altos níveis, a temperatura é baixa e o vapor de água que consegue chegar até essa altitude se solidifica e forma cristais de gelo. Dependendo da incidência dos raios solares nesses cristais, ocorre refração ou reflexão da luz.
O meteorologista Hamilton Carvalho, também do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), confirma que o fenômeno é comum em épocas chuvosas, já que o halo solar é formado por uma nuvem alta, composta de partículas de gelo, que se posiciona entre a Terra e o Sol. “Essas partículas de gelo refletem a luz do Sol, formando essa espécie de arco-íris, uma combinação de cores que fica em volta do sol”. Esse fenômeno também pode ocorrer com a lua, denominando-se “Halo Lunar”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário