Estações Meteorológicas

Estações 
Forma-se uma estação meteorológica a partir da reunião de vários instrumentos meteorológicos, que medem parâmetros diferentes, com o objetivo de se adquirir dados do tempo e do clima. Existem, basicamente, três tipos de estações:
- Estação Meteorológica de Observação de Superfície Convencional
Essa estação é composta de vários sensores isolados que registram continuamente os parâmetros meteorológicos (pressão atmosférica, temperatura e umidade relativa do ar, precipitação, radiação solar, direção e velocidade dos ventos), que são lidos e anotados por um observador a cada intervalo, este os envia a um centro coletor de informações por um meio de comunicação comum.
- Estação Meteorológica de Observação de Superfície Automática
Essa estação é composta por um supercomputador central, “data logger”, ligada a vários sensores dos parâmetros meteorológicos (pressão atmosférica, temperatura e umidade relativa do ar, precipitação, radiação solar, direção e velocidade dos ventos), que envia os valores medidos minuto a minuto a um centro coletor de dados automáticos, transmitindo esses dados de hora em hora.
- Estação de Observação de Altitude ou Radiossonda
Essa estação é composta por um conjunto de instrumentos e sensores para medir a temperatura do ar, umidade relativa e pressão atmosférica, enquanto é elevada na atmosfera até alturas típicas da ordem de 30 Km, por um balão inflado com gás hélio. O deslocamento da sonda é registrado por uma antena GPS que permite a medida da direção e velocidade do vento. Os dados observados, minuto a minuto, são enviados à estação receptora no solo e depois ao centro coletor, pó meio de um rádio.

Instrumentos
Os instrumentos a seguir fazem medições de parâmetros meteorológicos como temperatura, pressão atmosférica e umidade relativa do ar. Na apresentação da Visita Técnica ao INMET podemos encontrar alguns dos instrumentos aqui citados.
Anemógrafo: registra a direção (em graus) e a velocidade instantânea do vento (em m/s), a distância total (em km) percorrida pelo vento com relação ao instrumento e as rajadas (em m/s). 

Anemômetro: mede a velocidade do vento (em m/s) e a direção (em graus).

Barógrafo: registra a pressão atmosférica em milímetros de mercúrio (mmHg) ou em milibares (mb).
Barômetro de Mercúrio: mede a pressão atmosférica em coluna de milímetros de mercúrio (mmHg) e em hectopascal (hPa).

Heliógrafo: registra a insolação ou a duração do brilho solar, em horas e décimos.

Higrógrafo: registra a umidade do ar, em valores relativos, expressos em porcentagem (%).

Piranógrafo: registra continuamente as variações da intensidade da radiação solar global, em cal.cm¬².mm¬¹.

Piranômetro: mede a radiação solar global ou difusa, em cal.cm¬².mm¬¹.

Pluviógrafo: registra a quantidade de precipitação pluvial (chuva), em milímetros (mm).

Pluviômetro: mede a quantidade de precipitação pluvial (chuva), em milímetros (mm).

Evaporímetro de Piche: mede a evaporação, em mililitro (ml) ou em milímetros de água evaporada, a partir de uma superfície porosa, mantida permanentemente umedecida por água.
Psicrômetro: mede a umidade relativa do ar - de modo indireto - em porcentagem (%). Compõe-se de dois termômetros idênticos, um denominado termômetro de bulbo seco, e outro com o bulbo envolvido em gaze ou cadarço de algodão mantido constantemente molhado, denominado termômetro de bulbo úmido.
Termômetros de Máxima e Mínima: indicam as temperaturas máxima e mínima do ar (°C), ocorridas no dia.
Termohigrógrafo: registra, simultaneamente, a temperatura (°C) e a umidade relativa do ar (%).

Termômetros de Solo: indicam as temperaturas do solo, a diversas profundidades, em graus Celsius (°C).

Mapas da disposição das estações no Brasil

Mapa: disposição das estações convencionais pelo Brasil
Mapa: disposição das estações automáticas pelo Brasil

2 comentários: