quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Tempo e Clima




As pessoas frequentemente utilizam as palavras clima e tempo como sinônimas, porém tais empregos ocorrem de forma incorreta, já que cada palavra tem significados diferentes. No estudo da meteorologia, clima e tempo se diferem em vários pontos. Vamos entendê-los:
O tempo é o estado físico das condições atmosféricas em determinado ambiente e momento, podendo mudar de uma hora pra outra, diversas vezes em um só dia. Isso é possível graças às massas de ar que se deslocam e flutuam pela troposfera, influenciando o tempo. Seu estudo trata, em resumo, de como a atmosfera se comporta, dando enfoque no que diz respeito a seus efeitos sobre as atividades humanas. 
Já o clima é o estudo médio do tempo de um local por certo período, geralmente por 30 anos. Também faz alusão às observações contínuas das características atmosféricas durante um momento específico. No estudo do clima, se abrange maior quantidade de dados e eventos possíveis das condições de tempo num dado local, no qual se inclui, por exemplo, a variabilidade climática, as condições extremas e a freqüência de determinados eventos ocorridos em certa condição do tempo. 
Apesar de possuírem significados diferentes, o clima é totalmente dependente do tempo, já que sem os estudos do tempo de uma determinada região, seria impossível definir o clima da mesma, assim percebemos o grande elo entre o tempo e o clima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário