quarta-feira, 23 de novembro de 2011

O que é meteorologia?


A palavra meteorologia vem do grego “meteoros”, que significa elevado no ar. É a ciência que estuda o tempo e o clima. Seu objetivo é o entendimento dos processos físicos e químicos que determinam o estado dinâmico da atmosfera nas mais variadas escalas espacial e temporal, abrangendo desde a turbulência local até a circulação atmosférica global. São feitos diversos estudos bastante complexos, pois a atmosfera é muito extensa, variável e sede de um grande número de fenômenos. Os estudos no campo da meteorologia começaram há dois milênios atrás, porém só a partir do século XVII essa ciência progrediu significativamente. Com a maior eficiência na observação da atmosfera e uma maior troca de dados meteorológicos entre vários países, as primeiras previsões do tempo tornaram-se possíveis com o desenvolvimento de modelos meteorológicos no início do século XX. A invenção dos computadores e da internet possibilitou uma troca mais rápida de informações e um armazenamento eficaz dos dados meteorológicos, proporcionando uma maior possibilidade de entendimento dos eventos meteorológicos e suas variáveis, desenvolvendo enormemente a meteorologia.
Classificar exatamente os diversos ramos da meteorologia é muito difícil. São áreas do conhecimento que se inter-relacionam e se sobrepõem. Os campos de estudo mais conhecidos são a previsão do tempo e a climatologia. 
Na previsão do tempo é feita uma predição, baseada na média de diversas medições, sobre como o tempo estará em determinado local e instante.
O meteorologista previsor do tempo aplica as leis da física clássica, a sinótica, a dinâmica e as técnicas matemáticas que rege o domínio do movimento da atmosfera, para o estudo das condições de tempo. 
Já a climatologia é o estudo estatístico dos fenômenos atmosféricos com o objetivo de caracterizar o clima de acordo com sua localização geográfica, estação do ano, altitude, etc. O climatologista utiliza as técnicas estatísticas para inserir e concluir informações sobre o estudo do clima. Com o uso da tecnologia moderna, principalmente dos satélites, a climatologia atual vem oferecendo dados e informações cada vez mais precisas sobre chuvas, secas, temporais, furacões, geadas, etc. As informações de médio e longo prazo que antes eram inexatas, agora possuem um alto grau de acerto pelos climatologistas.
O progresso no conhecimento em meteorologia é de vital importância para o desenvolvimento do País, em especial nos setores agrícola, energético, de recursos hídricos, dos transportes e da conservação do meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário